Cursos NRs Senai

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma das instituições brasileiras que oferece cursos de NRs. Sendo assim, em sua maioria, cursos de capacitação obrigatórios.

Eles são destinados a profissionais que atuarão em atividades que envolvem riscos específicos. Portanto, tal capacitação visa promover a segurança em tais ambientes.

Bem como, a medicina/saúde no local de trabalho. Continue lendo e descubra tudo sobre este assunto!

Cursos NRs do Senai

O Senai é uma empresa nacional que oferece inúmeros cursos profissionalizantes. Há aqueles que formam profissionais do zero, ensinando uma nova profissão.

E os capacitantes, como os cursos de Normas Regulamentadoras. Mas, o que estas representam? As famosas NRs representam um conjunto de:

  • Requisitos técnicos e legais;
  • Procedimentos e normas;
  • Legislações.

O objetivo delas é promover a saúde e segurança no ambiente de trabalho. Em geral, naqueles que apresentam algum tipo de risco à vida de colaboradores ou terceiros.

O Senai oferece cursos de NRs tanto de forma direta, quanto em parceria com o Firjan. Ou seja, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, neste caso no estado do RJ.

Ao realizar um desses cursos, eles devem ser feitos de acordo com a atividade profissional a se exercer. Dessa forma é possível que trabalhadores promovam um ambiente de trabalho seguro. Por isso, alguns são obrigatórios!

Desse modo, para as empresas, oferecer tais cursos representa um valor de marca. O que faz com que mais investidores sejam atraídos por sua credibilidade e confiança.

Como também, profissionais que já tem tais cursos no currículo se destacam no mercado. Mas é importante destacar que, apesar dos benefícios, os cursos de NRs do Senai tratam-se ainda de uma questão de responsabilidade social.

Quais cursos de Normas Regulamentadoras o Senai oferece?

Hoje em dia, o Senai oferece flexibilidade permitindo que os alunos tenham uma oportunidade estudar em diferentes formatos. Claro, isso vai depender do curso em si.

Mas, hoje você encontra modalidades: presencial, semipresencial e EAD (ensino à distância). Os cursos de NRs que o Senai possui vão depender da região, ou seja, do estado. No entanto, aqueles mais comuns na maior parte do país são:

  • NR-10: é o curso com foco em atividades com serviços de eletricidade e de interação com instalações elétricas. Visando assim, a tomada de medidas de controle e criação de sistemas preventivos;
  • NR-11: diz respeito ao armazenamento e manuseio de materiais, bem como, transporte de cargas. O foco do curso é ensinar normas que reduzem o risco de acidentes e danos a colaboradores e ao ambiente de trabalho;
  • NR-13: o curso ensina os procedimentos para as operações com caldeiras, vasos de pressão e sistemas de tubulação. A fim de proteger trabalhadores, o ambiente onde trabalham e o meio ambiente também;
  • NR-18: o curso se volta as condições e ao meio ambiente de trabalho no setor industrial civil. Através dela são estabelecidos os sistemas preventivos para canteiros de obras;
  • NR-20: é a capacitação para profissionais que atuam com combustíveis e inflamáveis, sendo a maior medida de prevenção o controle das fontes de ignição;
  • NR-33: o curso ensina os requisitos para gestão da saúde e segurança em ambientes confinados de trabalho. Através de seu reconhecimento, monitoramento e avaliações periódicas;
  • NR-35: voltado aos trabalhos em altura, essa norma é aplicada a qualquer atividade que é realizada a mais de 2 metros acima do nível do chão/solo. Desde os mais simples, como trocar lâmpadas, até atuação em andaimes.

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários e compartilhe-o nas redes sociais!

Saiba mais: https://spatconsult.com.br/cursos-nrs/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima