Curso NR33

O curso NR33 é destinado a capacitação de colaboradores que vão atuar em espaços confinados. Portanto, tem como objetivo ensinar procedimentos para manter a segurança e saúde nestes ambientes.

Desse modo, é possível preservar a vida dos envolvidos de forma direta ou indireta. Através então, da redução de acidentes e danos. Quer saber mais sobre o curso? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre!

Curso NR33: Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados

O curso NR33 visa a capacitação de profissionais que atuam em ambientes confinados. Mas, o que exatamente são esses espaços? Alguns exemplos são:

  • Limpeza, reparo, inspeção ou manutenção de equipamentos, dutos, reservatórios, esgotos, entre outros;
  • Operações de resgate e salvamento;
  • Obras da construção civil.

Portanto, podemos dizer que é qualquer ambiente que não foi projetado para ocupação contínua. Neles geralmente existem aberturas limitadas para se entrar ou sair deles, com pouca ventilação.

O que a torna insuficiente para “limpar” sua atmosfera, que pode vir a ter baixa quantidade de oxigênio. Devido aos inflamáveis e contaminantes que podem existir no ambiente.

Desse modo, aos profissionais são ensinadas normas técnicas e de segurança. Além de procedimentos, medidas de proteção e outros requisitos que envolvem todas as etapas de sua atuação.

Ou seja, planejamento, organização e execução. Com isso, torna-se possível promover a saúde e segurança nesses espaços confinados. Sendo assim, a capacitação do curso oferece ao profissional, a chance de atuar de 3 formas:

  1. Trabalhadores autorizados;
  2. Supervisor de entrada;
  3. Vigia.

Quais matérias vou aprender no curso?

O curso NR33 tem uma exigência mínima de 8 horas, segundo a lei. Desse modo, cursos que oferecem uma carga horária inferior não são válidos.

Além disso, o curso deve ter matérias obrigatórias que vão definir se um profissional está qualificado e capacitado, ou não. São elas:

  1. Definições;
  2. Reconhecimento, avaliação e controle de riscos;
  3. Funcionamento de equipamentos utilizados;
  4. Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho;
  5. Noções de resgate e primeiros socorros.

Dessa forma, durante o curso são aprendidos os seguintes pontos. O que torna possível ao colaborador aprender qual é o correto uso ou realização de:

  • Equipamentos de ventilação, para resgate, medidores de oxigênio, gases ou vapores tóxicos e inflamatórios;
  • PET – Permissão de Entrada de Trabalho;
  • Sinalização e isolamento de áreas.

Quais são as atividades do curso NR33?

O curso é composto tanto de aulas presenciais, quanto à distância. Pois, engloba atividades teóricas e práticas, essenciais para o aprendizado.

Portanto, não existe um curso totalmente EAD, já que a parte prática vai treinar o profissional ao simular o que ele enfrentará em sua atuação. Com base nisso, as Normas Regulamentadoras (33) visam ensinar os procedimentos para:

  • Análise de risco do espaço confinado;
  • Entrada e saúde nestes ambientes;
  • Serviços de emergência.

Isso faz com que o profissional aprenda o que fazer em cenários ideais. Bem como, nos casos de acidentes e danos. Logo, de acordo com as normas técnicas e de segurança aprendidas, o profissional encontra-se apto para atuar na:

  • Cooperação ou acionamento de serviços de emergência e salvamento a fim de promover a segurança dos envolvidos na atividade;
  • Emissão, cancelamento ou encerramento da permissão de entrada/trabalho nos ambientes confinados;
  • Operação de equipamentos para análise e controle de riscos.

Ainda possui alguma dúvida sobre o curso NR33? Deixa-a nos comentários e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais também!

Saiba Mais: https://spatconsult.com.br/cursos-nrs/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima