Curso de NR35 para que serve

Afinal de contas para que serve o curso de NR35? Essa é a pergunta que eu vou responder para você nesse artigo!

Certamente todo mundo que já quis trabalhar em atividades que são feitas em altura já deve ter ouvido falar do curso de NR35. Mas esse não é apenas o nome do curso e sim a norma regulamentadora que tem como objetivo proteger a vida desse profissional.

Então, se você quiser saber mais sobre o porquê fazer o curso e para que serve continue a ler!

Curso de NR35: para que serve?

Primeiramente você precisa saber que a NR 35 é a Norma Regulamentadora estabelece critérios mínimos e medidas de proteção para quem trabalha em altura. Esta norma faz parte de um conjunto de regras feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego para preparar tanto as empresas, quanto os funcionários na questão de segurança desses profissionais.

Por isso, para que o trabalho posso ser exercido é obrigatório ter feito esse curso. Assim o profissional pode entender os critérios mínimos, além das medidas de proteção para o trabalho em altura.

Ou seja, o curso de NR35 serve para garantir a segurança e saúde no trabalho de quem precisa expor a sua vida em locais muito altos como, por exemplo, manutenção da fachada de edifícios.

Esse treinamento deve ser fornecido pela empresa que contrata esse profissional. Além disso, ela não se destina apenas a quem trabalha em altura extrema. De acordo com a norma, é considerado trabalho em altura a partir de dois metros acima do chão. Ou seja, escadas, andaimes, plataformas etc.

Alguns dos assuntos abordados no curso de NR35 são:

  • Normas e regulamentos que são usados no trabalho em altura;
  • Análise do risco de acidente e suas condições;
  • Potenciais riscos referentes ao trabalho em altura;
  • Medidas de prevenção e controle de riscos;
  • Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;
  • Utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) destinados ao trabalho em altura e seus cuidados e manuseio.
  • Apresentação de acidentes típicos em trabalho em altura;
  • Condutas em emergências;
  • Noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

Por que fazer o curso de NR35?

Além do curso ser a garantia de que sua vida está em segurança. Também é obrigatório para poder exercer a profissão em altura. Ou seja, o curso de N35 serve para sua proteção e você não pode e nem deve se colocar em risco.

Principalmente pelo fato de que a própria empresa não pode contratar alguém sem o devido treinamento. Ou ainda, pode ser feita a contratação. Mas o profissional só poderá exercer a função após o treinamento.

Por isso a norma regulamentadora para trabalho em altura foi feita: a fim de proteger e zelar pela vida dos trabalhadores. Em outras palavras é de total interesse de quem trabalha em alturas ter esse treinamento e entender como se proteger em casos perigosos etc.

Conclusão

Resumindo, o curso de NR35 serve para que você mantenha sua segurança e a empresa que te contrata é obrigara a fornecer esse curso. Mas além de fazer o curso é bom buscar um centro de treinamento com ótima didática.

Então, se você está buscando esse treinamento na Spatconsult você encontra, visite nosso site!

Saiba mais: https://spatconsult.com.br/cursos-nrs/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima