Curso Bombeiro Civil

Quem nunca quis ser bombeiro quando criança? Esta já é uma profissão regulamentada desde 2009 pela  LEI Nº 11.901, que pode ser exercida depois que você fizer um curso de bombeiro civil.

Os cursos para formação não têm muito segredo pois todos devem seguir parâmetros exigidos por lei. Então verifique isso na hora da escolha do local de formação.

Com o intuito de ajudar, neste artigo separei os critérios exigidos para formação de um bombeiro civil, as matérias e quem pode fazer o curso. Assim você vai se sentir mais seguro para dar um passo a realização de seu sonho!

Critérios para formação de um bombeiro civil

Diferente do bombeiro militar o bombeiro civil atua na prevenção de incêndios e acidentes. Assim, somente quando necessários essas duas forças atuam de formas conjunta.

Conforme a NBR 14608, o bombeiro deve ter passado por treinamento e estar apto para prestar serviços de prevenção e atendimento a emergências.

Ainda de acordo com a norma técnica o aceitável é de no mínimo 210 horas de treinamento que são divididos em 94 horas de aula teórica e 116 horas de aula prática. O aproveitamento mínimo aceitável é de 80% para o aluno se formar.

Porém a validade do curso é de 12 meses, portanto é preciso fazer uma reciclagem anual.

Principais disciplinas abordadas no curso

Alguns cursos oferecem disciplinas complementares, ainda assim algumas são obrigatórias estabelecidas por lei. Se atente a essas:

  • Prevenção e combate a incêndio – 28 horas;
  • Equipamentos de combate a incêndio e auxiliares – 27 horas;
  • Atividades operacionais de bombeiro profissional civil – 9 horas;
  • EPI e EPR – 15 horas;
  • Salvamento terrestre – 46 horas;
  • Produtos perigosos – 18 horas;
  • Primeiros socorros – 59 horas;
  • Fundamentos da análise de riscos – 8 horas.

Contudo, têm possibilidade de fazer o curso de forma semipresencial em que geralmente os estudantes estudam as matérias teóricas de forma online e as práticas presencialmente.

Em princípio, para fazer e se formar, o curso de bombeiro civil exige idade mínima de 18 anos. Inclusive precisa que o candidato tenha concluído o Ensino Fundamental I.

Entretanto, para se matricular ou até mesmo ao final do curso, você precisa apresentar um exame de aptidão física e psicológica comprovando de que você está liberado para exercer a função.

Por último basta estar com o documento de identidade e CPF em dia e ir em busca de um curso mais próximo de você.

Conclusão

Em resumo, são detalhes que se você não prestar atenção pode sair perdendo depois. Então anote tudo e consulte quando estiver pesquisando o seu curso de bombeiro civil.
Mas creio que deu para perceber que é um curso rápido e de fácil acesso para diversas pessoas. Possui atualmente diversas oportunidades no mercado de trabalho também.
Agora, se ficou com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que vamos adorar responder. Espero ter ajudado e até a próxima!

Saiba mais: https://spatconsult.com.br/curso-bombeiro-civil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima