Curso de Bombeiro Civil em Santos

Com certeza, você que está procurando o curso de bombeiro civil em Santos acabou de entrar no artigo certo. Apesar de ser uma ótima profissão cheia de oportunidades, pouco se sabe sobre ela.

Por ser uma formação na área da segurança, exige alguns pré-requisitos para que você possa exercê-la. Ou seja, é preciso tomar cuidado com onde você fará o seu curso e se esse lugar está regulamentado de acordo com a NBR14608.

Por isso, eu trouxe esse artigo com tudo o que você precisa saber. Além de onde encontrar o curso de bombeiro civil em Santos. Então continue lendo.

Tudo sobre o curso de bombeiro civil

No momento atual, um profissional de bombeiro civil tem a oportunidade de atuar na rede privada, publica ou de forma autônoma. Ou seja, existe um vasto mercado em busca de bons profissionais da área.

Contudo, por ser uma profissão que está diretamente ligada com a segurança de terceiros existe uma série de Leis e Normas que precisam ser seguidas para que você receba licença para exercer.

Dentre elas, está a reciclagem que precisa ser feita anualmente também por um centro de treinamento. Por isso é muito importante encontrar uma instituição séria e que cumpra corretamente os critérios.

Quais as matérias do curso de bombeiro civil?

Então, uma das exigências para que você consiga atuar na área é estar munido do conhecimento adequado. Ou seja, que tenha aprendido as seguintes matérias:

  1. Prevenção e combate a incêndio;
  2. Equipamentos de combate a incêndio e auxiliares;
  3. Atividades operacionais de bombeiro profissional civil;
  4. Saber usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Respiratória (EPR);
  5. Salvamento terrestre;
  6. Produtos perigosos;
  7. Primeiros socorros;
  8. Fundamentos da análise de riscos.

Além de claro, ser maior de 18 anos e ter concluído pelo menos o Ensino Fundamental.

Onde encontro o curso de bombeiro civil em Santos?

Atualmente não existem muitas instituições em Santos que ofereçam esse curso. Mas trouxe algumas opções para você.

Primeiro vou indicar o SENAC Santos. Por ser uma instituição já renomada cumpre todos os critérios exigidos, inclusive a carga horária mínima de 210 horas. Ela fica localizada na Av. Conselheiro Nébias, 309 – Vila Mathias, Santos.

Então como uma segunda alternativa irei colocar a Pires School – Formação e Treinamento de Bombeiro Civil. Para esta o endereço é R. Napoleão Laureano, Nº 74 3 – Vila Tupy, Praia Grande. Apesar de não estar localizada em Santos, é também uma escola com certificação e credenciamento direto pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Consigo fazer o curso online?

Certamente o ensino a distância (EAD) que é feito de modo totalmente online está ganhando cada vez mais espaço pela sua praticidade. Mas por se tratar de um treinamento que requer também preparação física ainda não é possível fazer nessa modalidade.

Mas algumas instituições já oferecem o ensino híbrido. Ou seja, a parte teórica pode ser feita online e a prática de modo presencial.

Conclusão

Por fim, a profissão de bombeiro civil tem espaço garantido no mercado de trabalho. Mas além de tudo é para aqueles que gostam e querem garantir a segurança da população.

Então antes de ir embora me conta nos comentários se esse artigo ajudou você ou se ainda tem alguma dúvida. Responderemos todos! Até a próxima.

Saiba Mais: https://spatconsult.com.br/curso-bombeiro-civil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima